Imprimir

Imprimir Artigo

18/03/2024 - 10:03

Você sabia que dia 14 de março é o dia Mundial do Rim?

Parece uma data sem muita conotação, mas não pode ser ignorada, visto que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo têm alguma doença renal conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). E o dado mais triste é que a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

O rim é um dos órgãos mais importantes do organismo que garante todo o funcionamento do corpo. E por isso será tema de discussões de 1 a 4 de maio do XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica que acontecerá em Cuiabá.

É o rim que é responsável pela filtragem do sangue, eliminando substâncias que, podem prejudicar o bom funcionamento do organismo, como a ureia, a amônia e o ácido úrico.

Por isso é importante que se tome muita água, faça o controle no consumo de sal, tente cuidar do seu peso, evite automedicação, mantenha rotina de exercícios físicos, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser com moderação, abandone o cigarro, tente diminuir a ingestão de açúcar, fique de olho no seu histórico familiar se tem casos de Hipertensão arterial, Diabetes, doença renal.

Não esqueça de realizar consultas médicas regularmente.
 
 Imprimir