Imprimir

Imprimir Artigo

29/04/2024 - 08:25

Controladoria e suas premissas na gestão hospitalar

A controladoria desempenha um papel crucial na gestão hospitalar, garantindo uma abordagem estratégica e eficiente, servindo de entreposto para lidar com o equilíbrio das questões financeiras, administrativas e operacionais. Enumero neste artigo algumas das principais contribuições da controladoria nesse contexto.

O principal objetivo como Controller é contribuir para a sustentabilidade financeira do hospital, garantindo que os recursos sejam alocados de forma eficaz para atender às necessidades dos pacientes, equipes médicas e da comunidade em geral. Além disso, buscamos promover a inovação e o crescimento sustentável, alinhados às melhores práticas do setor de saúde.

A missão se baseia em fornecer suporte estratégico e orientação financeira para todas as áreas do hospital, garantindo sua viabilidade econômica a longo prazo. Ao fazê-lo, estamos comprometidos em oferecer atendimento de alta qualidade, promovendo o bem-estar e a saúde daqueles que servimos.

O controlador também tem em seu escopo Valores Sociais e Empresariais, pautando-se pelo Compromisso com a Comunidade - Reconhecemos nossa responsabilidade social e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local; Qualidade e Segurança do Paciente - Colocamos a segurança e o bem-estar dos pacientes em primeiro lugar, garantindo que todos os nossos serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança; Inovação e Sustentabilidade - Promovemos uma cultura de inovação e excelência, buscando constantemente novas maneiras de melhorar nossos serviços e práticas operacionais, ao mesmo tempo em que garantimos a sustentabilidade financeira do hospital.

A controladoria acompanha as informações que envolvem a gestão, com análises estratégicas e orientações para garantir a eficiência dos setores e a sustentabilidade financeira da instituição, ajudando a estabelecer metas e processos claros, alinhados às necessidades e objetivos do hospital.

Isso envolve a análise de dados históricos, projeções futuras, fluxogramas de operação e tendências do mercado para sugerir melhorias, monitorando de perto os processos que envolvem os números do hospital, acompanhando receitas, despesas, fluxo de caixa e indicadores-chave de desempenho financeiro. Isso permite identificar GAPs em relação ao orçamento e tomar medidas corretivas quando necessário, visando garantir a saúde financeira da instituição.

Em suma, a controladoria trabalha para identificar oportunidades de redução de custos e melhoria da eficiência operacional, analisando os processos internos e buscando maneiras de otimizar o uso de recursos financeiros, materiais e humanos e implementando controles internos robustos para mitigar riscos e garantir a integridade dos dados financeiros.

Dedicação, respeito e comprometimento são fundamentais para um trabalho em harmonia com todas as áreas do hospital para alcançar nossos objetivos comuns. Juntos iremos mais longe.
 
 
 Imprimir