Segunda-feira, 22 de julho de 2024
informe o texto

Artigos Max LIma

Parada cardíaca súbita assombra jovens atletas

Tivemos mais uma morte por parada cardíaca súbita registrada no esporte mundial. Dessa vez um jovem de 17 anos o jogador chinês de simples, Zhang Zhijie, desmaiou na quadra durante uma partida do torneio internacional de badminton na Indonésia. Uma equipe chegou ao local e levou o jogador para o hospital de ambulância, mas ele faleceu pouco depois.

Já falamos em outra ocasião de jovens que por esforço físico em meio a pressão de jogos e treinos acabam tendo morte súbita que é o termo médico usado para uma morte inesperada causada por perda de função cardíaca.

Em geral, o óbito ocorre dentro de uma hora após o início dos sintomas.

Entre as principais causas da morte súbita, além da doença coronariana, estão as cardiopatias estruturais, como a Cardiomiopatia Hipertrófica e a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito. São doenças genéticas que alteram a estrutura da musculatura e da parte elétrica do coração.

Por isso vale o alerta para os pais. Descobriu que seu filho tem talento para o esporte passe antes por exames cardiológicos. Veja se tem doença genética coronariana. Às vezes nunca teve sintoma, mas pode desenvolver com a pressão dos treinos, dos resultados e do esforço físico. É fundamental que isso seja feito.

Mesmo que ele não possa ser um atleta, apesar do talento, mas pode se tornar um outro profissional ligado a área do esporte que não exija tanto do seu corpo e nem do seu coração, mas que esteja com saúde e principalmente vivo.

Não deixe que o talento do seu filho sobreponha a saúde e o bem-estar dele.

E vale o alerta converse com o pediatra do seu filho e veja com ele quando deve fazer um check up cardiológico para saber como está o coração dele. Hoje é muito comum doenças genéticas cardiológicas que só se descobre quando é tarde demais.

Com as novas tecnologias e medicamentos de última geração muitas doenças do coração são controladas e o paciente tem qualidade de vida e desenvolve atividades como qualquer outra pessoa. Cuide-se e cuide do seu bem mais precioso: sua família.
 

Max LIma

Max LIma
Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM,  ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. CRMT 6194
ver artigos
 
Sitevip Internet