Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Artigos Gisela Cardoso

Jovem Advocacia Forte!

O fortalecimento da jovem advocacia é um dos pilares desta gestão, que busca disponibilizar ferramentas e criar oportunidades de empregabilidade ou empreendedorismo. Eu entendo na prática os desafios de se iniciar na advocacia, pois vim de uma realidade que é parecida com a enfrentada pela maioria dos advogados e advogadas no início de carreira, marcada pela dificuldade de se colocar no mercado ou pelas incertezas do difuso caminho proporcionado pela advocacia.

Por essa razão, a OAB-MT, em um projeto inovador idealizado pela Comissão da Jovem Advocacia (COJAD), realizou a 1ª Feira de Oportunidades, que contou com palestras de capacitação e na qual potenciais empregadores, entre escritórios, advogados e empresas, puderam ter contato direto com jovens advogados (as). Considerando o grande sucesso da primeira edição, já há o projeto de realização de uma segunda edição.

Na oportunidade, também foi lançada a plataforma Banco de Talentos, na qual são disponibilizadas vagas de emprego, que podem ser buscadas por advogados(as) de acordo com seu perfil profissional e área de interesse.
Nesta perspectiva, a OAB-MT foi destaque na 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, realizada no início de abril em Bonito (MS), na qual a COJAD propôs a realização de uma campanha nacional de valorização da Jovem Advocacia, que deverá promover ações que defendam temas de suma relevância como o não aviltamento de honorários.

Outro marco para a jovem advocacia mato-grossense nesta gestão será o Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), que será realizado entre nos dias 11 e 12 de julho próximo, no Centro de Eventos do Pantanal, reunindo participantes de todo o país no maior evento promovido pelo Sistema OAB para a categoria.

A Jovem Advocacia também é destaque na nova ferramenta que a OAB-MT lançará neste mês de maio, que é o podcast. No programa inicial fizemos questão de trazer a jovem advocacia, representada pelo advogado Alexandre Arruda, presidente da COJAD, para falar das atividades da comissão e sobre todas as informações e ferramentas disponíveis à jovem advocacia mato-grossense.

E para coroar as iniciativas desta gestão pela Jovem Advocacia, vamos lançar ainda neste semestre um programa de mentoria que vai proporcionar aos jovens advogados serem acompanhados de perto por advogados experientes e especialistas em diversas áreas, um trabalho que será importante para auxiliar o processo de aprimoramento profissional dos iniciantes.

Os resultados promissores e otimistas já trazidos por essas iniciativas apontam para o compromisso assumido por essa gestão de aproximar a jovem advocacia da OAB-MT. Esse trabalho se une às ações já consolidadas da Seccional e que têm beneficiado muitos jovens advogados(as), seja por meio dos cursos de iniciação, formação continuada com cursos de pós-graduação e de extensão por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), ou da estrutura física como o Meu Escritório em Cuiabá, Rondonópolis e o recentemente inaugurado em Primavera do Leste, ou das 140 salas da OAB espalhadas pelos fóruns de Mato Grosso.

Nosso propósito é garantir que a jovem advocacia, assim como a advocacia em geral, sinta-se fortalecida e encorajada a prestar um serviço de alta qualidade técnica e com o profundo sentimento de estima em pertencer a essa aguerrida profissão, marcada por lutas, sonhos e conquistas.
 

Gisela Cardoso

Gisela Cardoso
Gisela Cardoso é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso.
ver artigos
 
Sitevip Internet