Notícias - Últimas

MP/MT | Postado em 28.09.2021 às 08:29h
MP/MT Novo sistema proporciona maior integração e confiabilidade aos usuários

Novo sistema proporciona maior integração e confiabilidade aos usuários

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso passará a contar, a partir do dia 04 de outubro, com novo sistema de informação para gestão da vida funcional de membros, servidores e estagiários. Cedido pelo Ministério Público do Estado do Tocantins, o sistema, conhecido como “Athenas”, proporcionará a integração de todas as informações relacionadas à gestão de pessoas da instituição. Além do módulo Vida Funcional, ele prevê também a gestão da folha de pagamento, que deve começar a partir de janeiro de 2022.

 

Com a implementação do Athenas, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso passa a ter total domínio sobre o sistema de gestão de pessoas, que muito em breve será automatizado em sua integralidade. Além da segurança na gestão da informação, a instituição passará a ter um sistema próprio que poderá ser melhorado gradativamente de acordo com a nossa realidade”, enfatizou o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.

 

Ele ressalta que o sistema foi desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins e cedido ao MPMT sem nenhum custo. “A articulação entre os Ministérios Públicos dos Estados tem possibilitado, além da troca de experiências, o compartilhamento de iniciativas que proporcionam eficiência na gestão da máquina pública. O Athenas é um exemplo prático de que com colaboração e parceria podemos obter ganhos consideráveis na gestão”, acrescentou Borges.

 

 

O analista de sistema do MP de Tocantins Rayson Romulo Costa Silva, que auxilia a equipe de tecnologia da informação de Mato Grosso na implementação do sistema, destacou que atualmente quatro Ministérios Públicos, oito Defensorias Públicas, um Tribunal de Contas e um Ministério Público de Contas utilizam o Athenas. “Esse trabalho colaborativo possibilita que as melhorias implementadas no sistema também sejam compartilhadas entre os parceiros”, observou.

 

 

MUDANÇA – As comparações, em qualquer processo de mudança, são inevitáveis. O Departamento de Tecnologia da Informação do MPMT destaca que a parte visual do Athenas está bem diferente do Portal Vida Funcional, sistema anterior, mas que os recursos disponíveis são praticamente os mesmos. A principal vantagem, no entanto, é que, ao contrário do sistema anterior, o Athenas permite a implementação de melhorias que atendam as demandas apresentadas pelos usuários da instituição.

 

Com o tempo, o sistema se tornará mais intuitivo e com muito mais funcionalidades. Importante deixar claro que o Athenas possibilita ao Departamento de Gestão de Pessoas um controle mais eficaz e ágil das informações”, revelou o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernando Vasconcellos.

 

TREINAMENTO: Na próxima sexta-feira (01), às 9h, o DTI promoverá uma live pelo Teams para apresentar o novo sistema aos usuários da instituição. Um tutorial também será disponibilizado com intuito de esclarecer as eventuais dúvidas sobre a funcionalidade do sistema.

 

A proposta é que nos primeiros 30 dias da implementação no novo sistema, o Portal Vida Funcional continue funcionando, mas apenas em relação às demandas que estão em andamento.