Notícias - Últimas

JAD LARANJEIRA | Postado em 22.02.2021 às 11:22h
Secretaria Municipal de Comunicação Apae Cuiabá e Cerest promovem ação orientativa sobre biossegurança contra a Covid-19

Apae Cuiabá e Cerest promovem ação orientativa sobre biossegurança contra a Covid-19

O Centro de Referência Regional à Saúde do Trabalhador (CEREST) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA) em parceria com a APAE/ Cuiabá realizou no dia 02 de fevereiro, uma abordagem orientativa com seus colaboradores e usuários de serviço sobre a biossegurança contra a COVID-19

Na oportunidade foram apresentadas as condutas preventivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), relativas aos equipamentos de proteção individual, higiene pessoal e distanciamento social. Além disso, os colaboradores da área de alimentação e limpeza foram esclarecidos quanto as práticas preventivas e protetivas para a não contaminação e desenvolvimento do vírus.

De acordo com a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt, o CEREST atua na Vigilância à Saúde do trabalhador de forma a identificar os riscos laborais e as doenças relacionadas ao trabalho para evitar os acidentes de trabalho, em sua maioria causadores de invalidez temporária ou permanente, gerando um grave impacto emocional na vítima e familiares, além dos custos trabalhistas, previdenciários e da saúde pública.

“A ação realizada no início de fevereiro foi o piloto de um projeto, em elaboração, para atendimento a instituições públicas que trabalham com pessoas especiais. Na avaliação dos participantes a atividade foi prazerosa e sobretudo possibilitou um olhar humanizado sobre a situação da saúde mental haja vista a histórica rejeição das pessoas à saúde mental, atingindo inclusive os trabalhadores das instituições que também são discriminados”, disse.

A APAE/Cuiabá atende 130 pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, lançando mão de metodologias adequadas aos grupos etários de 0 a 4 anos e de 4 a 17 anos, sem que os frequentadores sejam afastados de suas escolas no que tange ao ensino formal. Além disso os usuários atendidos recebem formação profissional conforme a peculiaridade de cada caso.

Dessa forma o Sistema Único de Saúde de Cuiabá põe em prática um dos principais compromissos da Prefeitura Municipal de Cuiabá, a Humanização, e os temas técnicos foram acrescidos com uma dose de carinho aos profissionais que atuam em prol da causa dos especiais, afinal são parte importante e especial da população cuiabana.