Notícias - Últimas

Gustavo Nascimento | Gcom-MT | Postado em 05.09.2016 às 14:30h
Rafaella Zanol - Gcom/MT Governo realiza abertura oficial da Semana Pátria na Arena Pantanal

Governo realiza abertura oficial da Semana Pátria na Arena Pantanal

O Governo de Mato Grosso realizou a abertura oficial das celebrações da Semana Pátria, na manhã desta segunda-feira (05.09), na Arena Pantanal.

As atividades da semana incluem: exposições, concertos, doações solidárias, feira gastronômica e o desfile cívico, que será realizado pela primeira vez na Arena Pantanal.

A cerimônia de abertura contou com a presença das principais forças de segurança do Estado, do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e do titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, além do general do Exército Brasileiro, Luiz Fernando Estorilho Baganha.

Paulo Taques ressaltou o significado da celebração dos 174 anos de independência do Brasil na Capital mato-grossense. “Cuiabá já produziu o ouro que ajudou a subjulgar o Brasil quando nós ainda nos chamávamos Arraial de Forquilha, e depois víramos Bom Jesus de Cuiabá. O ouro que saia daqui ajudava a sufocar a independência do Brasil, mas hoje nós comemoramos aqui em Cuiabá, o quanto o Brasil está independente e o quanto nós temos condições de tomar nossas próprias decisões”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, lembrou que, este ano, o tradicional desfile de 7 de setembro será realizado na Arena Pantanal. Entre as novidades na comemoração, também está à mudança de horário, que prevê o início do desfile às 16h.

“O desfile na Arena trará mais conforto às pessoas que participam e assistem. Também reafirma o local como um símbolo para Mato Grosso e para Cuiabá, onde as famílias podem ter um maior contato com as forças de segurança.”

Para o general Luiz Baganha, o evento serve para reavivar o sentimento de patriotismo e a também para comemorar a liberdade. “É um momento de celebrarmos a nossa independência e o nosso direito de tomarmos as nossas decisões. Temos que ter este espirito de cidadania e valores que são caros para qualquer nação”.

PROGRAMAÇÃO

A comemoração da Semana da Pátria iniciou com a campanha “Doe Sangue pela Pátria”, nas unidades do Hemocentro.

Na Arena, os visitantes poderão conhecer a exposição das Forças Armadas, quartéis militares e instituições da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A exposição pode ser acompanhada durante todo o dia.

Nesta segunda-feira, a Arena Pantanal também receberá uma feira gastronômica, com atendimento das 17h às 21h, além de apresentações musicais das bandas do Corpo de Bombeiros Militar, Coral da Polícia Judiciária Civil e a cantora Karola Nunes.

Amanhã, a Arena Pantanal será palco para o concerto musical com a presença das bandas da Polícia Militar e do Exército Brasileiro e a da cantora Cris Chaves.

Na quarta-feira, os desfiles das escolas e das forças de segurança e militares terão início às 16h30, com a cerimônia de revista à tropa.