Notícias - Turismo

Secom | Postado em 10.07.2019 às 17:08h
Davi Valle Fórum da Região Turística Metropolitana discute linhas de crédito para desenvolver turismo regional

Fórum da Região Turística Metropolitana discute linhas de crédito para desenvolver turismo regional

Na ocasião também foi discutida a importância da formalização da Instância de Governança Regional (IGR)

Capital de giro, investimentos para novos e antigos empreendimentos, aquisição de equipamentos. Estas foram algumas das pautas da reunião do Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande, realizada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, na última sexta-feira (05).

Estreitar relações e facilitar o acesso dos microempresários do Turismo aos serviços oferecidos por instituições financeiras. Este foi o tema da primeira pauta do dia. Os empresários da região metropolitana de Cuiabá buscam menores taxas de juros, facilidades em financiamentos para desenvolver ainda mais o turismo regional.

Buscando atender estas demandas, o Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande convidou representantes do Banco do Brasil para apresentarem as melhores opções de financiamentos para o setor.

“O Fórum está aqui para justamente abrir esse espaço de comunicação, para o Banco se apresentar, sentar e discutir taxas e as situações pessoais de cada empresário”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Jânio Trindade, superintendente comercial do Banco do Brasil, que atende especificamente agências e empresas, explicou aos representantes do Fórum, as principais linhas de financiamento direcionadas ao setor turístico de Mato Grosso. “Estamos aqui para facilitar o acesso de vocês junto ao Banco do Brasil. Vocês do Turismo tem uma linha específica para buscar recursos e investir nos empreendimentos que desejam, por meio da FCO Empresarial e a BB Financiamento”, comentou o superintendente.

Na ocasião, também foi discutida a importância da formalização da Instância de Governança Regional (IGR), por meio da fala do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico-SEDEC/Secretaria-Adjunta de Turismo, Diego Augusto Bezerra.

A formalização é uma das metas do Fórum para que o setor se fortaleça e possa se articular para futuros avanços no turismo da zona metropolitana de Cuiabá. O presidente da Associação de Turismo da Região Circuito das Águas (ATURCIRA-IGR), Naftali Uller Alves de Almeida, compartilhou como o estabelecimento da IGR modificou positivamente a realidade turística de sua região.

Ao final da reunião, o empresário e membro do Fórum, Jaime Yasuo Okamura colocou em discussão a representação da FIT Pantanal na Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em 2019.

O Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, José Roberto de Amaral Castro Pinto e tem em sua vice-presidência o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.