Notícias - Turismo

Da Redação | Postado em 16.06.2016 às 15:30h
Fotos: Roberto Okamura / Tonny Mendes / Interativa turísmo / Rogério Perdigão e Soely Figueiredo O Encanto do Mergulho no Cerrado

O Encanto do Mergulho no Cerrado

A rota do mergulho mato-grossense traz vários endereços e, principalmente, belezas naturais únicas.

 

Cáceres


Água milagrosa - do verde-esmeralda ao azul-turquesa

A completa escuridão de uma dolina carrega no nome a crença de escravos que lavavam suas feridas em suas águas.

Sem vegetação aparente e quase nenhum peixe, a Água Milagrosa é um convite a um profundo mergulho (de até 183 metros e não se chegou ao fundo) no poder da natureza, que ao longo do tempo forma montanhas e outras peças geológicas e depois as desfaz em canions e dolinas como esta, localizada a 23 km de Cáceres.

Para os turistas 40 metros é o permitido (acompanhados de mergulhador-guia). Para mergulhadores profissionais, como Rogério Perdigão, não há limites, mas ele já chegou aos 150 metros, numa viagem de ida e volta de 6 horas e 47 minutos. Os cilindros com mistura especial de gases é equipamento primodial, no entanto, a coragem é indispensável para quem quer ir mais fundo nesta história natural ainda obscura.

 

Primavera do Leste

Lagoa da Lua - areia branca efervescente

Nascentes borbulhantes e várias espécies de peixes dão a tônica neste passeio aquático na Lagoa da Lua, na Fazenda Onça Pintada, a cerca de 25 km de Primavera do Leste.

Pelo intenso anil de suas águas é também conhecida por Lagoa Azul. Como um copo gigante de sonrisal a céu aberto, por causa do efeito das dezenas de nascentes, possibilita a observação de peixes durante o dia e à noite - em mergulhos scuba (de até 12 metros de profundidade) e livre (apenas com snorkel). "Bolsões e grutas de vegetações formam passagens impressionantes dentro da água e no entorno desta lagoa", descreve o fotógrafo e mergulhador Roberto Okamura.

 

 

Nobres

Lagoa Azul - aquário natural gigante

A água aqui  é cristalina, perfeita para um mergulho, a abundância de peixe, em especial a piraputanga, torna o passeio mais atrativo ainda. O mergulho é uma modalidade esportiva que tem crescido muito em Mato Grosso, mas tem atraído amantes do esporte  de todo o mundo, e Nobres, por suas características especiais, tem recebido grande parte desses turistas, o município é considerado perfeito para o mergulho, em especial a flutuação.

Aqui é possível praticar várias modalidades de mergulho, como o mergulho em caverna, só autorizado com acompanhamento de guia especializado. As cavernas calcárias são abundantes na região, que conta ainda com o rio Triste, Salobra, Estivado e o aquário encantado,  um dos maiores atrativos do local, onde é possível mergulhar e flutuar junto a milhares de peixes nativos da região.