Notícias - Turismo

Da Redação | Postado em 13.07.2016 às 08:10h
Djalma Ribeiro Chapada dos Guimarães pode ser reconhecida como 'Geoparque'

Chapada dos Guimarães pode ser reconhecida como 'Geoparque'

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pode ser reconhecida como Geoparque, marca criada pela Unesco que permite gerar atividade econômica por meio do turismo, além de garantir proteção a sítios arqueológicos e patrocinar atividades de educação e uso sustentável dos recursos naturais.

 

A implantação do geoparque também implica em mapeamento dos geossítios; análise de exploração turística; evento para divulgação dos trabalhos; calendário de reuniões; e visita técnica ao Geoparque Araripe, localizado no Ceará.

 

Caiubi Kuhn, coordenador da equipe e presidente da Associação de Geólogos, afirma que a iniciativa seria extremamente importante para a região por trazer desenvolvimento financeiro e crescimento no turismo:

“A nossa proposta é o fomento do turismo, bem como o levantamento cientifico de toda a região. O projeto prevê o desenvolvimento local e fazer com que a gente tenha um modelo de turismo que considere todos os aspectos do meio físico, com foco na preservação do meio ambiente”.

 

Além disso, ele relembra que o reconhecimento como ‘Geoparque’, por ser assegurado pela Unesco, vai espalhar o nome de Chapada por todo o mundo. Para o chefe do Núcleo de Apoio de Cuiabá do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Waldemar Abreu, o mapeamento também é fundamental para conhecer a história geológica do local e servir de base de pesquisas científicas.