Notícias - Segurança

Carol Sanford | Secom-MT | Postado em 22.02.2021 às 10:47h
Mayke Toscano/Secom-MT Governador: “Equipar a polícia é dar segurança para a população”

Governador: “Equipar a polícia é dar segurança para a população”

O governador Mauro Mendes entregou, nesta sexta-feira (19.02), 200 pistolas Glock, calibre 9, para a Polícia Civil de Mato Grosso. A entrega foi realizada na Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil e o armamento será utilizado pelos profissionais que atuam em Confresa e Juína.

“Esta é a primeira etapa de uma série de entregas de armamento novo para todas as forças policiais de Mato Grosso. Até o final de 2022, 100% de todo o efetivo terá as melhores e mais modernas armas disponíveis no mundo para prestar o melhor serviço de segurança pública à população, porque equipar as polícias é dar segurança ao cidadão”, afirmou o governador.

Mauro Mendes também autorizou a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) a adquirir mais três mil pistolas para 2021 e o restante para equipar toda a tropa que necessita do armamento no primeiro semestre de 2022.

“Conseguimos recuperar o Estado e arrumar a casa. Estamos pagando em dia e de forma correta servidores e fornecedores. As economias que estamos fazendo pagando melhor e comprando bem muda a realidade e traz bons resultados. Uma parte dessas economias estão resultando na compra das pistolas, em obras, hospitais, em todas as entregas que temos feito”, destacou ele.

No início de fevereiro, Mauro Mendes já havia feito a entrega de 1,3 mil pistolas do mesmo modelo para a Polícia Militar.

Também estiveram na solenidade de entrega o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o diretor da Polícia Civil, Mário Dermeval, além dos deputados estaduais Delegado Claudinei, Dr. Gimenez e Silvio Favero.

Investimentos em Segurança Pública

Além dos investimentos com armamento, o governo tem melhorado o Sistema Penitenciário, com a ampliação das unidades prisionais. Entre elas, a Penitenciária Central do Estado (PCE), cujo novo raio foi entregue em novembro de 2020 e se tornou referência em tecnologia para todo o país; e a entrega de mais de mil vagas, com a inauguração da Penitenciária em Várzea Grande.

O governador pontuou que mais outros seis novos raios serão construídos na PCE. “Vamos investir no Sistema Penitenciário, porque dominar as prisões é dominar o crime organizado e dar segurança para a população. A PCE será um presídio praticamente novo, moderno, mais eficiente e muito mais seguro para os profissionais, cidadãos e para os próprios reeducandos”.

Os investimentos em viaturas também são considerados prioridades. Em janeiro, 250 novas viaturas foram entregues para as forças de segurança, com economia nos contratos de aluguel, que era de R$ 6,8 mil por veículo, e agora, o Estado paga R$ 3,6 mil.