Notícias - Saúde

NATHANY GOMES e ROBERTA PENHA | Postado em 04.05.2022 às 07:47h
Luiz Alves Prefeitura cumpre Plano de Ação da Secretaria de Saúde para normalizar o atendimento

Prefeitura cumpre Plano de Ação da Secretaria de Saúde para normalizar o atendimento

Desde o início de seu primeiro mandato, em 2017, a principal preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é melhorar a saúde pública do município e para alcançar este objetivo tem trabalhado incessantemente: abriu o Hospital Municipal de Cuiabá-HMC, UPA Verdão, novas unidades básicas de saúde e reformou mais da metade das unidades básicas já existentes. Em 2019 realizou dois processos seletivos, um para o HMC e outro para a Secretaria Municipal de Saúde-SMS.

A realização de concurso público já estava previsto no planejamento da SMS, entretanto, em razão da instalação da crise sanitária da Covid-19, acompanhada pelos surtos gripais, a realização do certame precisou ser suspensa temporariamente, atendendo as demandas emergenciais de contratação direta de profissionais, sem prejudicar os atendimentos à população.

Visando cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público Estadual e o Município de Cuiabá para a realização de concurso público com o objetivo de substituir as contratações temporárias na Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura e a SMS elaboraram um Plano de Ação, para melhorar e suprir as necessidades relacionadas ao efetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

O plano é dividido em três etapas. A primeira dispõe da contratação temporária e excepcional com a dispensa de processo seletivo para suprir a carência atual decorrente da pandemia e doenças virais. A segunda, ordena a promoção de um processo seletivo simplificado para substituição das admissões temporárias realizadas sem prévio processo seletivo simplificado, incluindo aquelas realizadas decorrentes da fase anterior. Por último, a permissão do concurso público, para atender as necessidades da SMS, possibilitando a substituição dos contratados temporariamente, por servidores de carreira que, inclusive, sua preparação encontra-se adiantada.

O seletivo simplificado foi realizado em janeiro de 2022, mas em relação à contratação de médicos o certame fracassou, tendo em vista quem das 414 vagas disponíveis, apenas 55 foram assumidas. Enquanto o concurso público está sendo preparado, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar um novo processo seletivo simplificado para ocupar as vagas em aberto. O edital está em vias de ser publicado.

"Desde que assumi meu primeiro mandato, realizei inúmeras melhorias na saúde pública de Cuiabá, cumprindo com a promessa de entregá-la muito melhor do aquela que encontrei quando cheguei aqui e assim, de forma ininterrupta estamos fazendo, trabalhando diuturnamente para atender à nossa gente da forma como merecem, com dignidade e respeito. Elaboramos um plano de ação e estamos seguindo tudo aquilo que nos comprometemos. Ninguém esperava a chegada da pandemia e tampouco das doenças virais. Criamos uma comissão especial para elaboração do concurso público para suprir a necessidade atual de médicos. Temos muito o que melhorar ainda e nosso foco é continuar fazendo mais e mais", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Nos últimos cinco anos, a Gestão Emanuel Pinheiro deu um salto significativo no setor, em especial na ampliação promovida na atenção primária do município, que neste período saltou de 42% para 70%. Já na secundária também deixa a sua marca, por meio da nova estrutura da Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) do Verdão e em breve, aproximadamente daqui um mês, será entregue mais uma, desta vez, a região que será beneficiada com uma UPA, é o Jardim Leblon, alçando o mérito como única administração a entregar duas unidades deste modelo em menos de dois anos.