Notícias - Saúde

Assessoria | Postado em 15.04.2019 às 10:04h
Divulgação Semana Mundial da Saúde fecha com mais de 1500 atendimentos aos caminhoneiros em Mato Grosso

Semana Mundial da Saúde fecha com mais de 1500 atendimentos aos caminhoneiros em Mato Grosso

Mais de 1500 caminhoneiros foram atendidos durante a Semana Mundial da Saúde realizada pelo Sest Senat em Mato Grosso, os atendimentos gratuitos foram realizados em dois pontos, em Cuiabá e Rondonópolis.

As ações encerraram-se na última sexta-feira (12/04) de abril. As equipes das Unidades Operacionais realizaram procedimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. Também informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e drogas. Com o tema “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, a iniciativa proporcionou aos trabalhadores, um momento de cuidado com a saúde e melhoria da qualidade vida.

Para o caminhoneiro da cidade de Campos de Júlio (MT), Ivo Massinhari iniciativas que nem a Semana Mundial da Saúde sempre são bem vindas. “Foi uma experiência muito boa, excelente atendimento e profissionais atenciosos. O Sest Senat é um dos poucos que ainda ‘olham’ para os caminhoneiros”, ressaltou Ivo.

Segundo a coordenadora do Sest de Cuiabá, Tânia Calado, as ações foram bem sucedidas e com boa aceitação por parte dos trabalhadores do volante. “Nesta semana atendemos em especial nossos amigos caminhoneiros. Na nossa avaliação foi um sucesso. Mas esses atendimentos continuam em nossas unidades em todo o Brasil. Os atendimentos gratuitos de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição para os trabalhadores e seus familiares. Além disso, realizam atividades de educação para a saúde e promovem projetos de esporte e lazer”, explicou Calado.

De acordo com a coordenadora do Sest de Rondonópolis, Neila Gottardi, o comparecimento foi expressivo e o caminhoneiro entendeu a proposta do projeto. “Além dos atendimentos na área de saúde, tivemos a oportunidade apresentar a gama de serviços que o Sest Senat proporciona sistematicamente nas nossas unidades em todo o país. Agradecemos a participação do trabalhador do volante nesta Semana de Saúde”, salientou Gottardi.

Nos locais da ação, também foram realizadas ainda avalições veiculares de caminhões – dentro do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pelo Sest Senat, com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O programa verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas sobre a necessidade da manutenção preventiva. Também estão previstas ações socioeducativas do Programa CNT Sest Senat de Prevenção de Acidentes, com as vans que estão percorrendo o país levando orientações sobre saúde e trânsito seguro aos trabalhadores do transporte.