Notícias - Literatura

Carlini e Caniato Editorial | Postado em 30.09.2016 às 10:21h
Reprodução Biografia faz recorte sócio-econômico de Mato Grosso através da figura de Osvaldo Sobrinho

Biografia faz recorte sócio-econômico de Mato Grosso através da figura de Osvaldo Sobrinho

Publicada pela Carlini e Caniato Editorial, o lançamento da biografia “Osvaldo Sobrinho: com toda a educação”, escrita pelo jornalista Oscar Ramos Gaspar, aconteceu em agosto deste ano. A obra já está disponível na sede da editora.

“Mais do que um perfil biográfico de uma figura proeminente da história de Mato Grosso dos últimos cinquenta anos, ‘Osvaldo Sobrinho: Com Toda Educação’ é um recorte sobre o panorama socio-econômico desse período, sempre tendo como referência o papel que o biografado desempenhou”, explicou o jornalista.

Para esboçar a obra, o jornalista passou três anos trabalhando com a ideia, indo desde a pesquisa (com o auxílio de Luciana Marshall Rocha) até a redação em si. Nesta última etapa, Ramos conta que foram seis meses de dedicação praticamente exclusiva.

“Espero que o livro, que não se arvora a ser mais que uma biografia, seja uma janela, um aceno instigante, para que pesquisadores da academia se dediquem a estudar, nas mais diferentes abordagens, a ocupação do chamado Nortão de Mato Grosso, em especial, e a história da Educação no estado, para ficar em dois temas que certamente renderiam importantes estudos”, explicou o autor.


Osvaldo Sobrinho

Formado em economia, estudos sociais e direito, Osvaldo Sobrinho começou sua carreira como professor na escola Couto Magalhães, em Várzea Grande. Pouco depois, continuou a carreira na Escola Estadual de Segundo Grau ‘Pedro Celestino’ e na Escola Técnica Federal. Aos 26 anos, assumiu, como titular, a Delegacia Regional de Educação e Cultura de Cuiabá.

Segundo o ex-senador, é necessário que a educação não fique no discurso político, mas que seja colocada em prática. “Eu coloquei minha vida e alma na educação. A meu ver, o Estado é responsável pela saúde, educação e segurança. O cidadão está fazendo sua parte, pagando os impostos, mas o Estado não está fazendo a sua. E isto não só em Mato Grosso, mas no Brasil todo. Educação é uma obrigação e dever do Estado”, pontuou Sobrinho.

Na carreira política, Sobrinho foi eleito deputado estadual em 1978 pela Arena, sendo reeleito em 1982, já pelo PMDB. Elegeu-se novamente em 1986, desta vez para deputado federal constituinte. Foi também secretário estadual de Educação, e no exercício de interinidades, senador e governador.

A biografia “Osvaldo Sobrinho: com toda a educação” é dividida em 33 capítulos. A obra aborda a trajetória do ex-senador desde sua infância até os anos atuais, enquanto professor universitário e político. Mostra, também, episódios significativos da educação de Mato Grosso, como a fundação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da qual Sobrinho foi um dos articuladores.

“Não existe milagre fora da educação: é ela a riqueza permanente de uma pessoa”, concluiu Sobrinho.

 


Sobre o autor

Oscar Ramos Gaspar, 63 anos, nasceu no Paraná. Em 1975, foi transferido para Cuiabá como correspondente do Estadão em Mato Grosso. Atualmente, reside em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Formado em jornalismo, trabalhou como colaborador da revista Veja, do Diário de Cuiabá, dentre outros veículos de comunicação.