Notícias - Judiciário

Ranniery W A Queiroz | Postado em 20.09.2021 às 07:33h
Divulgação Eleições OAB/MT OPOSIÇÃO UNIDA Reunião de pré-campanha da oposição reuniu mais de 240 advogados

Eleições OAB/MT OPOSIÇÃO UNIDA Reunião de pré-campanha da oposição reuniu mais de 240 advogados

O encontro foi uma das reuniões que vêm sendo realizadas frequentemente pelo pré-candidato da oposição à presidência da OAB seccional Mato Grosso Pedro Paulo, e que na noite de ontem (16/09), reuniu 242 advogados e advogadas de Cuiabá e também do interior do Estado. Segundo Pedro Paulo, “a ideia desses pequenos encontros, fracionados durante a semana, é poder ter um contato mais próximo com a advocacia. Costumo dizer que para Servir, é preciso, antes, Ouvir”. Os eventos denominados “bate-papo” têm reunido uma média de 40 a 50 advogados por edição, mas este, em especial, surpreendeu pela quantidade de profissionais presentes.

As eleições da OAB Mato Grosso acontecem de 3 em 3 anos, e estão previstas para novembro deste ano. Diferente dos outros pleitos, onde disputam vários candidatos, este tende a ser polarizado entre situação e oposição. “Pela primeira vez em quase 30 anos, a oposição está unida em torno de um projeto único de mudança, capitaneado pelo Pedro Paulo, que teve a sensibilidade de aglutinar pessoas, ideias e ideais pela renovação da OAB”, disse João Vicente Scaravelli, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) e que também já foi candidato pela oposição. Outro representante da oposição e que decidiu se unir ao projeto é o advogado Pio da Silva, que foi candidato nas útlimas eleições. Pio destacou que nos últimos pleitos, a oposição teve mais votos que a situação, mas estava fragmentada. “O cenário hoje é de mudança. A advocacia quer mudar, e a mudança é Pedro Paulo, e toda a oposição está unida nesse sentido”, disse. Outro nome de destaque que está empenhado do projeto da oposição é o advogado Fábio Capilé, que teve uma votação considerada surpreendente quando foi candidato à presidência da OAB/MT em 2015. Capilé ressalta que o desgaste da atual gestão e do grupo ao qual ela pertence, unido a uma convergência de ideias e propostas raramente vistas nos pleitos da OAB fazem de Pedro Paulo um nome de consenso para liderar esse processo e presidir a Ordem”. Também esteve presente o advogado e deputado estadual Faissal Calil, que fez questão de frisar que “quem está presente neste evento não é o ‘deputado’, mas o ‘advogado’ Faissal”. Ele lembrou que conhece Pedro Paulo há muitos anos, antes de serem advogados, e que está empenhando todo seu esforço para a sua vitória, pois a sua essência é a advocacia. Pedro Paulo destacou outros advogados que são personalidades políticas presentes no evento, como os vereadores Marcus Brito e Diego Guimarães. “Tenho orgulho do apoio de políticos ao nosso projeto, pois estes políticos que aqui estão são, além de advogados, meus amigos. Diferente da situação, aqui a gente não precisa esconder os políticos que nos apoiam”, alfinetou Pedro Paulo, em uma referência a Francisco Faiad (MDB), ex-secretário de Silval Barbosa e padrinho político do atual presidente da OAB/MT, Leonardo Campos.
Da região sudoeste do Estado, atuante nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste e região, a advogada e professora Dra. Valéria Lima, veio a Cuiabá especialmente para participar do encontro e falou da sua confiança em apoiar esse projeto, pois conhece Pedro Paulo e reconhece nele a capacidade para ser o novo presidente da OAB/MT. Destacou que, além de confiar na pessoa e no profissional, reconhece em Pedro Paulo a característica da humildade. Outra presença importante vinda do interior do Estado foi a do advogado e reitor da UniCathedral, Sandro Saggin, de Barra do Garças, que também empenhou seu apoio ao projeto de renovação dos quadros da OAB Mato Grosso.