Notícias - Infraestrutura

Secom | Postado em 12.08.2019 às 13:01h
Luiz Alves Prefeitura de Cuiabá avança em obras de viaduto na Avenida das Torres

Prefeitura de Cuiabá avança em obras de viaduto na Avenida das Torres

Um estudo está sendo realizado, juntamente com a SEMOB, para garantir trafegabilidade no período de maior intensidade das obras

A Prefeitura de Cuiabá realiza serviços preliminares a construção do viaduto José Maria Barbosa - Juca do Guaraná, na Avenida Profª Edna Maria Albuquerque Affi, conhecida como Avenida das Torres. Além do alargamento da pista de rolamento sentido Coxipó-Centro, que ganha mais oito metros, as obras avançam em limpeza para instalação do canteiro de obras.

No momento, servidores das secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos realizam a limpeza da área para, posteriormente, dar seguimento às etapas de estabilização do solo e pavimentação. A equipe também aguarda o término da troca das torres metálicas no canteiro central pelos postes de concreto, que é executada pela Energisa. A ação é executada no percurso situado entre Rua Condé e as proximidades da Rua Marquesa de Santos.

De acordo com a equipe técnica responsável pela execução da obra, um estudo está sendo realizado juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana para garantir trafegabilidade no período de maior intensidade das obras.

Os estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto apontam que o fluxo de veículos na localidade tem sido cada vez mais crescente, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com a espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico. Com a edificação, a Prefeitura pretende reduzir o tempo de locomoção e aumentar as condições de segurança dos usuários das vias. Na Avenida das Torres o número de pessoas atendidas chega a 10 mil de forma direta e 90 mil pessoas indiretamente.

Viaduto Avenida das Torres

A estrutura terá 200 metros de comprimento, 18 metros de largura, e será levantada no entroncamento com a Avenida Érico Preza (Av. Itália). A obra recebe um investimento de R$ 16.340.726,63 será o primeiro viaduto a ser construído pelo próprio Município. Os trabalhos serão fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas e executados pelo Consórcio LR, em um prazo contratual de 60 dias.

A edificação levará o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa, o Juca do Guaraná. Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandado marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social.

Além da trajetória política, também se destacou no campo comercial. Em Cuiabá, fundou quatro empresas, sendo seu primeiro comércio criado em 1977 e popularmente conhecido como ‘Bulicho do Juca’. A segunda foi a ‘Guaraná do Juca’, que o consagrou como referência de qualidade no estado. Anos depois, fundou mais duas onde ingressou no ramo de transportes e minério.

Viaduto Beira Rio

As obras do viaduto na Avenida Manoel José de Arruda, conhecida como Avenida Beira Rio seguem em sua fase burocrática, com estudo topográfico finalizado e obtenção das licenças necessárias para execução da obra. De acordo com estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto, a intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno.

O viaduto levará o nome do ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, Murilo Domingos, falecido em abril deste ano, aos 78 anos. Além da atuação política e também na área comercial, Murilo Domingos exerceu ainda um fundamental papel no campo ambiental. Em sua trajetória, foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e a promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá. Por meio do seu projeto “Salve o peixe, Salve o Rio”, ajudou a repovoar o Rio Cuiabá e seus afluentes com a soltura de mais de 5 milhões de filhotes de peixes.