Notícias - Gastronomia

Laura Resende | Postado em 06.04.2022 às 07:25h
Reprodução/Internet Páscoa: conheça os tipos de chocolate mais recomendados para consumo

Páscoa: conheça os tipos de chocolate mais recomendados para consumo

Com a aproximação do feriado de Páscoa, vemos ovos de chocolate por toda parte e com isso o estímulo para o maior consumo aumenta. Porém o exagero na ingestão, ainda mais se for por tempo prolongado em nossa vida, pode ocasionar vários problemas a saúde, como o excesso de peso.

 

Conhecer os diversos tipos de chocolate, ao leite, meio amargo e amargo, diferenciados pela concentração de cacau em sua composição (sendo 25%; de 26 a 55%; e maior que 55%, respectivamente) e consumir a porção recomendada, assegura o equilíbrio na alimentação, o bem-estar, e, portanto, benefícios à saúde.

 

A professora do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá (Unic), Anna Paula Matos, aponta que é importante conhecer todas as opções de ovos para a escolher bem. “Antes de optar pelo light ou diet, por exemplo, é preciso entender o que significa cada uma das nomenclaturas. No primeiro caso, o produto tem determinado ingrediente em menor quantidade, a citar o açúcar. Já o chocolate diet é isento de açúcar, mas isso não significa ser a opção mais saudável, porque para manter o sabor, muitas vezes é preciso aumentar a quantidade de gordura em sua composição, sendo indicado apenas para diabéticos, que não devem ingerir açúcar”, comenta.

 

A professora explica que o chocolate amargo é uma ótima opção, pois o produto possui compostos bioativos, os flavonoides, super aliados no bom funcionamento do cérebro e sistema cardiovascular, por terem função antioxidante e anti-inflamatória. A nutricionista explica que a porção diária ideal de consumo para chocolate é 40g.

 

A Organização Mundial da Saúde e o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos do Ministério da Saúde preconizam a não ingestão de açúcar. Assim, a especialista concorda que o chocolate não deve ser ofertado para este público, “pois contribuem para inadequação de bons hábitos alimentares”, lembra.

 

A professora reforça a importância do equilíbrio na alimentação, afirma que ela deve ser majoritariamente constituída de alimentos naturais e minimamente processados. Ou seja, alimentos de verdade, que garantem uma alimentação adequada e saudável. “É fundamental a atenção para não se cometer exageros, pois o excesso é o que realmente traz prejuízos a saúde” finaliza.

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.