Notícias - Educação

ZF Press | Postado em 25.10.2021 às 07:49h
Divulgação Univates está com inscrições abertas para mestrado até dia 29.10

Univates está com inscrições abertas para mestrado até dia 29.10

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas até o dia 29 de outubro para o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). O curso é focado em duas áreas de concentração importantes para o Estado de Mato Grosso: Tutela Jurídica e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva.

A partir da formação, os futuros mestres terão conhecimento e capacidade técnica de interagir com produtores rurais, agroindústrias e profissionais empreendedores, desenvolvendo soluções para gestão ambiental, controle biológico e microbiano, logística reversa, gestão integrada (ambiental, social e econômica), produção agrícola sustentável, cidades e construções sustentáveis, reaproveitamento de resíduos, desenvolvimento de novos materiais, restauração de áreas degradadas, entre outras.

No caso de interessados que moram em Mato Grosso, a Univates conta com uma opção de ensino intitulada regime intensivo, no qual o mestrando frequenta as aulas de forma presencial no campus de Lajeado (RS) nos meses de janeiro e de julho, realizando sua pesquisa na cidade de origem.

De acordo com a coordenadora do PPGSAS, Liana Johann, o regime intensivo permite conciliar as atividades profissionais e pessoais com os estudos. “A maior parte desses estudantes já atua profissionalmente. A pós-graduação é uma forma de eles se qualificarem e desenvolverem pesquisas que podem ser aplicadas em suas comunidades de origem, o que gera impacto local”, coordenadora do PPGSAS, Liana Johann.

As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, em Lajeado (RS), das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos meses de janeiro e julho.

INSCRIÇÃO - Os candidatos interessados no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) devem realizar sua inscrição no site (https://www.univates.br/ppgsas/conheca-o-ppgsas).

Para participar da seleção é necessário a cópia do diploma de graduação devidamente autenticada pelo Ministério da Educação (MEC), histórico da graduação completo, carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), certidão de nascimento ou de casamento e o projeto de pesquisa.

A seleção dos candidatos consiste na análise do currículo Lattes e do projeto de pesquisa e entrevista por videoconferência. Para conferir o edital completo, acesse este link (https://www.univates.br/media/wsdl_editais/1629218753.1246.pdf). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5616.

 

MATO GROSSO - Vale lembrar que a Univates chegou em Mato Grosso neste ano e, a partir de 2022, já contará com dois cursos de graduação presenciais, além de 17 cursos de Educação a Distância (EAD) nas áreas de gestão, tecnologia e educação. Cada um destes cursos contará com 40 vagas anuais.

A UNIVATES - Com sede em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, a Univates é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), ou seja, uma organização privada na qual não há distribuição de lucros, mas, sim, eles são reinvestidos na própria Instituição.

Durante todos os anos de dedicação ao conhecimento e ao crescimento da região, a Univates formou mais de 15 mil estudantes de graduação e sequenciais, 4.680 em nível de pós-graduação e 3.825 nos cursos técnicos. Atualmente possui em funcionamento 45 cursos de graduação presencial, 18 cursos de graduação a distância (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 22 técnicos, 37 pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de diversos cursos de educação continuada.