Notícias - Educação

Secom/VG | Postado em 29.08.2021 às 10:25h
Secom/VG Servidores da Educação celebram data com atividades lúdicas

Servidores da Educação celebram data com atividades lúdicas

No Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de Agosto, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência Pedagógica, celebrou a data com um tour pelas unidades educacionais e secretarias municipais, levando um pouco de alegria e animação a todos. Fantasiadas de personagens infantis, as educadoras que integram a equipe da Superintendência percorreram os espaços cantando músicas infantis e fazendo brincadeiras, animando alunos, profissionais da educação e servidores das demais secretarias.

O Dia Nacional da Educação Infantil foi instituído por meio da Lei Nº 12.602 de 2012 em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica pediatra Zilda Arns, que faleceu em um terremoto no Haiti em 2010.

A educação infantil abrange crianças de 0 a 5 anos de idade e é o primeiro passo da educação básica, período importante para o desenvolvimento intelectual, psicológico e social da criança.

O secretário Sílvio Fidelis lembrou que em Várzea Grande, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer atende a educação infantil em 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 76 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). “Nossas unidades possuem espaços físicos e materiais apropriados e também profissionais qualificados e dedicados para atender esses alunos, que estão iniciando a sua vida educacional. Essa é uma das etapas mais importantes da educação básica e aqui em Várzea Grande ela é tratada como prioridade”, ressaltou.

A Superintendente Pedagógica destacou que momentos como esse, quando são comemoradas as datas pertinentes à educação, são muito importantes, pois levam alegria às unidades de ensino. “Ver o sorriso desses pequenos não tem preço, é nessa hora que a gente vê que vale a pena dedicar tanto amor e carinho à essas crianças”, observou.

Conforme destacou a coordenadora pedagógica da Smecel, Marli Arruda, é na Educação Infantil, a primeira etapa da Educação Básica, que a criança constrói os alicerces da personalidade e do conhecimento. “É por meio das interações e brincadeiras que recheamos a infância de nossos pequenos de educar e cuidar, que resultam positivamente para toda a vida”.

Marli Arruda destacou ainda que nenhuma outra Instituição tem tamanha proximidade com as crianças, como os que atuam como profissionais da Educação Infantil. “Parabenizo todas as ações articuladas por esses profissionais que garantem os direitos de aprendizagem de nossos pequenos”.