Notícias - Educação

Maria Antônia Nunes | Postado em 02.12.2021 às 07:49h
Marketing SESI-SENAI Cuiabá vai sediar etapa da maior disputa de educação profissional das Américas

Cuiabá vai sediar etapa da maior disputa de educação profissional das Américas

RUMO AO PÓDIO!  Durante os dias 6 e 10 de dezembro Cuiabá será palco para a última etapa do ano das Olímpiadas do Conhecimento. Essa é a maior competição de educação profissional das Américas e tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em provas elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos.

Vale ressaltar que a competição é aberta ao público e conta com todas as medidas sanitárias.

O evento acontece de dois em dois anos, dividido por etapas em diferentes capitais do país. Cuiabá vai sediar, a competição nas ocupações de Drywall e Estucagem, Construção de formas para concreto e Eletrônica – com participantes vindos de norte a sul do Brasil.

As provas são específicas e distribuídas em quatro dias de competição. Os competidores terão que executar tarefas do dia a dia das empresas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Quem vencer a disputa poderá representar o Brasil no mundial de profissões técnicas WorldSkills Shanghai, na China, 2022.

E tem participantes mato-grossenses na disputa! Os jovens Djair de Oliveira, Dhominy Moraes, Julyéder Rodrigues e Giordana Lemos são alunos do Senai MT e vão representar nosso estado na competição.

Outros competidores de Mato Grosso também já foram destaques nas etapas anteriores. De Rondonópolis, a equipe, formada pelos alunos Celso Ferreira da Silva, Erik Juan da Silva e Ronald Wilians Santos, conquistou a medalha de prata na modalidade de Manufatura Integrada, durante a etapa que aconteceu em Curitiba. Com o segundo lugar, poderão participar de uma disputa direta com a equipe paulista para a vaga em Shangai. Além deles, o aluno Adryel dos Reis, de 21 anos, ficou entre os cinco melhores na panificação, em Belo Horizonte.

A WorldSkills

O torneio é realizado a cada dois anos e é considerado a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Os alunos, precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações, dentro de padrões internacionais de qualidade.

A realização da 46ª WorldSkills Competition será em Shangai, na China, e tem previsão para ocorrer em 2022.

Desde 1983, o Senai representa nosso país no evento e a cada edição o Brasil vem ganhando destaque. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, aos melhores profissionais no torneio, além de certificados de excelência (aos competidores que alcançaram acima de quinhentos pontos).

Programação

Dia: 6 a 10 de Dezembro de 2021.

Horário: 8h às 17h (horário de Brasília)

Onde: SENAI Distrito Industrial (Av. A, 956 - Distrito Industrial, Cuiabá-MT).