Notícias - Cultura

Forest Comics | Postado em 21.02.2019 às 16:02h
Reprodução Página transforma assuntos complicados em tiras ilustradas

Página transforma assuntos complicados em tiras ilustradas

O tema do post foi polêmico: qual a finalidade da produção de soja no Brasil? O resultado foi um debate acalorado e mais de 2 mil compartilhamentos logo na primeira publicação do Forest Comics. A iniciativa, lançada em 10 de janeiro, transforma temas complexos em pílulas de informação. O desafio é explicar o desmatamento, o trabalho escravo, a demarcação de terras indígenas e diversos outros temas relevantes para entender a sociedade atual. Irreverente, as peças são uma espécie de encontro entre o infográfico e as histórias em quadrinhos.

Thiago Foresti, um dos idealizadores do projeto, explica que o objetivo é divulgar fatos e dados científicos por meio de uma linguagem leve e objetiva. “Nossos cards são baseados em informações checadas e com fontes, no rodapé. Todo post traz uma referência para quem quiser se informar mais sobre o assunto.”.

O projeto é livremente inspirado na página mexicana Pictoline, formato de inspiração para o Forest Comics. A diferença está na opção por assuntos ambientais e pelo uso de personagens. Todos possuem características e comportamentos próprios, como o TuiuYou, que aparece sempre para nos lembrar do nosso papel frente à crise ambiental. “Vick, a vaca veggie, já encantou o coração dos vegetarianos e veganos”, lembra Juliana Mendes da equipe do Forest Comics. A personagem sempre tenta convencer as pessoas a mudarem seus hábitos alimentares. “As personalidades dos personagens vão se revelando aos poucos, de card em card. Ainda estamos no começo do projeto”, argumenta.

Renato Moll é ilustrador e também um dos idealizadores do projeto. Para ele, o Forest Comics é uma ótima forma de facilitar temas complexos e sensibilizar o público para assuntos sérios. “Vivemos numa época que é preciso reformular as narrativas para nos aproximarmos das pessoas. A gente acredita que desenhar é uma boa forma de colocar o público em contato com a realidade”, diz Moll. Ele atualmente prepara um card para demonstrar que a terra é redonda. “É incrível, mas atualmente a gente vive em um mundo que precisamos comprovar o óbvio. Esse projeto visa tratar isso de uma forma mais leve e divertida. Cada Forest Comics serve como uma forma de sensibilização e de diálogo”, afirma.

O slogan da iniciativa é “tá vendo?”. Afinal, muitos seguidores marcam os amigos nos posts para relembrar temas que debateram na mesa de bar ou na sala de aula. Aos poucos, o Forest Comics pode se tornar uma referência de dados e explicações divertidas.

Serviço:

Facebook: https://www.facebook.com/ForestComicsBR

Instagram: https://www.instagram.com/forestcomicsbr