Notícias - Cidades

Secom-VG | Postado em 08.09.2021 às 17:02h
Secom-VG Guarda Municipal fecha o mês de agosto com 93 registros de acidentes de trânsito

Guarda Municipal fecha o mês de agosto com 93 registros de acidentes de trânsito

A Guarda Municipal de Várzea Grande – órgão de segurança municipal que integra a Secretaria de Defesa Social – divulgou o relatório de atividades realizadas pela corporação durante todo o mês de agosto. Segundo os dados operacionais foram registrados neste período 93 atendimentos de ocorrências de trânsito sem vítimas.

De acordo ainda com o relatório, a Avenida da Feb concentrou o maior número de registros, seguida das Avenidas Sen. Filinto Muller, Júlio Campos, Ulisses Pompeo de Campos, Couto Magalhães e Mário Andreazza.

Como explica o comandante, Álison Baracat Salgado, embora a Guarda Municipal tenha como atribuição a fiscalização no trânsito, os acidentes ainda continuam ocorrendo em vários pontos da cidade, principalmente, nas vias de grande circulação de veículos, onde os motoristas ultrapassam a velocidade permitida para a via.  “A falta de conscientização de alguns condutores de veículos, aliada a pressa e ao uso de bebida alcoólica são fatores que têm contribuído para o aumento das ocorrências de acidentes no município. Essas questões são preocupantes porque muitas vezes os acidentes não causam apenas danos materiais, mas traumas físicos e até óbitos”, destacou.

Para o comandante é preciso que os motoristas tenham consciência e que respeitem as leis de trânsito, só assim os números de acidentes irão diminuir. "Caso contrário estaremos registrando todos os meses números elevados de acidentes, o que para o poder público não é satisfatório, uma vez que muitos desses acidentes acabam danificando bens e espaços públicos, além disso compromete o atendimento da rede de saúde, aumentando o número de acidentados que necessitam de procedimentos cirúrgicos".

EDUCAÇÃO: Com objetivo de formar cidadãos mais conscientes no trânsito, a Guarda Municipal tem atuado nas escolas da rede pública, chamando a atenção das crianças e jovens sobre a importância de se atentar a todas as questões, dentre elas a prevenção de acidentes de trânsito.

O projeto “Arte de Proteger", que trabalha com a projeção de bonecos, chama a atenção dos alunos para os cuidados que se devem ter no trajeto de casa para a escola, e os cuidados com as sinalizações de trânsito que devem ser respeitadas. O grupo, além do trânsito trabalha com diversas temáticas dentre elas: bullying, dengue, violência sexual contra criança e adolescentes, Lei Maria da Penha e preservação do meio ambiente.