Notícias - Cidades

Assessoria | Postado em 09.09.2019 às 16:09h
Divulgação Livro sobre a Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil será lançado durante XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste

Livro sobre a Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil será lançado durante XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste

“O Livro que destaca a “Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil” será lançado na próxima segunda-feira (09/09), ás 09h durante o XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste (SGCO), que será de  09 a 11 de setembro no Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP), localizado na UFMT campus Cuiabá.

“O lançamento da obra marca as comemorações dos 40 anos da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo). No livro são apresentadas importantes contribuições da Geologia para o país e o ensino e normatização profissional, trazendo um debate interessante para que a comunidade geológica e a sociedade possam entender um pouco mais sobre o que foi essa contribuição da geologia para o Brasil e como o estado atual de desenvolvimento dela no país. O livro está sendo lançado em diferentes cidades e locais do país, inclusive em Rio Claro em São Paulo, e também em um evento na Universidade de São Paulo, na Usp”, detalhou o conselheiro do Crea Mato Grosso e vice-presidente do Clube dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube), geólogo Caiubi Kuhn.

Conselheiro do Crea Mato Grosso e vice-presidente do Clube dos Geólogos de Cuiabá, geólogo Caiubi Kuhn.

Presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso, Sheila Klener Jorge


A obra teve o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a participação dos autores do estado de Mato Grosso, os   geólogos conselheiro do Crea Mato Grosso   Caiubi Emanuel Souza Kuhn e a   Sheila Klener Jorge, presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e vice-presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo) Núcleo Centro Oeste.

A presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Sheila Klener Jorge explica que o livro aborda a história e a situação atual e perspectivas futuras de algumas áreas da geologia, além de fazer uma reflexão sobre o papel desta ciência no Brasil. Dividido em seis capítulos abordando áreas como Geologia do Brasil, Petróleo, Desenvolvimento Sustentável, Água Subterrânea, Geologia Ambiental e Legislação e Exercício Profissional. É voltado para estudantes, profissionais das geociências e demais profissionais. Conta com 31 autores entre geólogos, geógrafos, meteorologistas e engenheiros ambientais.

Presidente da Febrageo, geólogo e engenheiro civil, Fabio Reis


O presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), geólogo e engenheiro civil, Fabio Reis, o livro busca integrar uma discussão histórica com a situação atual e perspectivas futuras de diferentes temas da Geologia, demonstrando a importância fundamental dos geólogos na consolidação desses temas no país.

A Febrageo é uma entidade nacional que congrega 28 entidades regionais de Geologia pelo país, que representam mais de 12 mil geólogos espalhados por todos os estados brasileiros. Eventos como o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (PROGEO) e o Fórum Geodebates, juntamente como o livro são ações da Febrageo para comemorar suas quatro décadas.

O tema da 16ª edição do SGCO será “Geologia explorando as novas fronteiras”, reunindo às temáticas clássicas do evento os temas em ascensão recente das geociências.