Notícias - Arte

Secom com assessoria Rota em Movimento | Postado em 08.11.2019 às 11:01h
Divulgação Segunda etapa de festival de arte urbana abre espaço para músicos LGBT+

Segunda etapa de festival de arte urbana abre espaço para músicos LGBT+

O Urbe Coletiva foi um dos vencedores do edital do Fundo Municipal de Cultura de 2019, dentro do Segmento de Artes Visuais Coletivas.

Nesta sexta-feira (08), a Praça Santos Dumont será mais uma vez ocupada com arte urbana. A 6ª edição do festival “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá” acontece a partir das 19h30 e abre espaço para músicos LGBT+. Na programação, Hendson Santana, Sophie, Lucas Tomaz, Flor de Lis, Monyzze e Fabrício Reys. O festival é promovido pelo Urbe Coletiva e foi dividido em quatro eventos com a proposta de um circuito cultural. A participação é gratuita.

A abertura da 6ª edição do “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá” ocorreu, 11, de outubro na Praça Santos. O Urbe Coletiva foi um dos vencedores do edital do Fundo Municipal de Cultura de 2019, dentro do Segmento de Artes Visuais Coletivas.

Uma das atrações da noite, DJ Yohan Matheus é mais conhecido nas noites cuiabanas como ‘Flor de Lis’. Para o evento seu setlist terá pop, funk e eletrônica. Já o jovem Lucas Tomaz, que também anima a noite, prefere os estilos R&B, Hip Hop, Trap e Soul. Ele foi um dos artistas que cantou no lançamento do Miss Gay 2019.

Tomaz aponta a importância de ter um espaço com a proposta do festival de que todos os gêneros possam ocupar e sentir que são aceitos. “Na real, o que mais vejo é balada direcionada ao meio gay o que às vezes exclui o resto da comunidade, como as lésbicas e Trans. Eu acho muito importante, termos os nossos lugares e mostrar que existimos, dando oportunidade para o resto da comunidade. Esse tipo de evento do “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá” é muito importante porque ajuda os artistas LGBT+ trabalharem em sua própria temática LGBT+”, comenta Tomaz.

 

Exposição de quadros, brechós, artesanatos e um espaço gastronômico, que contará com o “Espeto da Mortari”, fazem parte da programação. Os participantes poderão acompanhar os artistas Túlio Fernandes, goiano, formado em Design Gráfico, que tem como inspiração xilogravuras de cordel e o universo colorido e alegre dos circos. Na área de ilustrações já fez cartazes para as bandas Heróis de Botequim, Carne Doce, Vida Seca, Grace Carvalho e Porcas Borboletas. Além de Túlio, o público também poderá acompanhar ao vivo as intervenções Hermano, Agnes, Leh Perondi, Luiz Pirata, Victor Guma, Presto23, Bruna Ferreira, Jean Siqueira (SIQ), Eliz Haddad, Gabriela Mello e Mia Brandão.