Notícias - Agronegócio

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT | Postado em 08.02.2022 às 11:27h
Empaer Governo auxilia agricultores na aquisição de mudas e manejo do solo para cultivo de limão Taiti

Governo auxilia agricultores na aquisição de mudas e manejo do solo para cultivo de limão Taiti

Com assistência da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empear), 24 produtores da cidade de Itiquira (a 357 km de Cuiabá), conseguiram adquirir 2.453 mudas de limão Taiti junto com um viveiro credenciado no estado de São Paulo. As mudas foram entregues há duas semanas e 60% já foram plantadas.

Exemplo da produtora Nancy Velasco Sander que adquiriu 80 mudas de limão e de outras frutas cítricas. “Fui à única que comprou além do limão Taiti, laranja, ponkan e limão siciliano. Aproveitei a oportunidade e a orientação técnica, caso contrário não seria possível”.

Nancy alega que mesmo tendo muita dificuldade devido à falta de água em sua propriedade produz de tudo um pouco e eventualmente é selecionada em chamadas públicas para fornecer hortifrutigranjeiro a unidades de ensino do município. “Sempre tive assistência da Empaer e graças a isso consigo manter minhas contas em dias com uma renda do que produzo. Espero poder contar em breve com o investimento nos cítricos”.

Quem também investiu foi produtor João Neto da Silva que atualmente é vereador. Em meio hectare, ele plantou 150 mudas e acredita que cultivo é uma nova opção de renda para o agricultor familiar.  “Em 2019 estive a frente de um projeto para estimular a produção de limão na cidade. Estamos retomando essa iniciativa por acreditar que a cultura pode fazer a diferença contribuindo com a economia da cidade”.

O técnico da Empaer, André Luiz Aviles Quintanilha Gongora, explica que as mudas foram adquiridas por um viveiro credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com Certificado Fitossanitário, por um preço de R$ 11,00 a unidade.

Ele destaca que o trabalho consistiu em analisar os viveiros credenciados, negociar preço e avaliar os documentos necessários junto ao Indea para entrada das mudas no Estado. “Na orientação técnica, no manejo do solo, plantio, acompanhamento. A Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura auxiliou no preparo de solo, por meio da patrulha agrícola e o transporte das mudas do viveiro, na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo até Itiquira”.

De acordo com André, todo processo de aquisição das mudas iniciou o ano passado com data de entrega para inicio de fevereiro. “Todo trabalho compensando com a satisfação dos produtores e as mudas finalizando o plantio”.