Notícias - Ação Social

Alecy Alves | Secom-MT | Postado em 21.11.2020 às 17:10h
Sd Elias/PMMT Polícia Militar e Corpo de Bombeiros celebram o Dia da Bandeira

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros celebram o Dia da Bandeira

Em uma formatura conjunta, realizado na manhã desta quinta-feira (19) na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros celebraram o Dia da Bandeira.

Além de reverenciar o mais importante símbolo da República Brasileira, instituído pelo Marechal Deodoro em 19 de novembro de1889, em substituição a bandeira portuguesa do período imperial, o ato serviu para incineração de bandeiras inservíveis, danificadas e desgastadas pelo tempo.

É que somente nesta data as bandeiras podem ser descartadas por meio da queima, como prevê o Decreto Federal nº 2243, de 03 de junho de 1993 que regulamenta continências, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das forças armadas.

Para o subchefe de Estado Maior da Polícia Militar coronel Wankley Corrêa Rodrigues, o Dia da Bandeira é uma data muito importante na história do Brasil. Rodrigues observou que ao celebrar esse dia a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros desejam despertar não somente nos policiais, mas em toda a sociedade, o sentimento de patriotismo e respeito pela Pátria. A Pátria que concede condições, direitos e liberdade aos seus cidadãos na busca por um futuro de progresso e conquistas coletivas e individuais.

O comandante do Corpo de Bombeiros coronel Alessandro Borges Ferreira lembrou que em seus desenhos e cores impressas a Bandeira remete ao Brasil como nação, com o verde da biodiversidade ambiental, o azul das águas em abundância, o amarelo das riquezas minerais e as estrelas dos Estados e a união dentro dessa diversidade que é o país.

No entendimento do Cel Alessandro, cada cidadão em seu lar, local de trabalho e outros ambientes sociais deve praticar o patriotismo e o amor pelo Brasil por meio do culto à Bandeira. A incineração, diz, representa a renovação do compromisso com a sociedade e o sentimento de servir ao país.