Sexta-feira, 1 de março de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

MT Hemocentro intensifica coletas de sangue e entrega camiseta e calendário a doadores

MT Hemocentro intensifica coletas de sangue e entrega camiseta e calendário a doadores

Foto: SES-MT

O MT Hemocentro intensificou as ações de coleta entre esta segunda e sexta-feira (05 e 09.02), com o objetivo de repor e manter o estoque do único banco de sangue público de Mato Grosso, durante o período de Carnaval.

Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o doador desta semana receberá um calendário de 2024 e uma camiseta do banco do sangue. 

“As unidades de saúde precisam de sangue durante o período festivo do Carnaval e somos responsáveis por dar suporte a esses hospitais públicos. Contamos com a solidariedade dos voluntários para a manutenção dos nossos estoques e no alcance do nosso objetivo, que é salvar vidas”, disse a gestora.

As doações podem ser agendadas aqui ou pelos telefones (65) 3623-0044 (ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

Outras ações

O MT Hemocentro segue com diversas ações de coleta de sangue durante o mês de fevereiro. Entre elas está a campanha ‘Pintor Sangue Bom’, que também ocorre entre esta segunda e sexta-feira, na sede do banco de sangue. A proposta da ação é mobilizar os pintores e pintoras para serem doadores voluntários de sangue. Os 150 primeiros profissionais que fizerem a doação ganharão uma camiseta da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais, grupo organizador da campanha.

A unidade realiza de hoje (05.02) até o mês de março a campanha 7º Corrida Pela Vida. As primeiras mil pessoas que doarem sangue neste período ganham a inscrição para a corrida, além do kit com camiseta e número para participar da competição. A corrida de rua de 7 km ocorrerá no dia 9 de março de 2024.

Já a partir de quinta-feira (08.02), ocorre no banco de sangue uma campanha interna em parceria com o Colégio Master. A ação segue até o mês de março.

Além das campanhas internas, o MT Hemocentro realizará neste mês as coletas de rotina e itinerantes com as unidades móveis. Entre os dias 19 e 23, o caminhão do MT Hemocentro estará no município de Primavera do Leste, por meio do projeto Ir para Incluir, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Neste mesmo período, de 19 a 23 de fevereiro, a carreta da unidade de saúde realizará a coleta dos voluntários de Tapurah. As ações do mês encerram entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março, com a coleta itinerante no município de Pedra Preta.

Quem pode doar?

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum. Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

 
 
Sitevip Internet