Sábado, 2 de março de 2024
informe o texto

Notícias Educação

UFMT prestigia posse de novo Superintendente do MAPA -MT

UFMT prestigia posse de novo Superintendente do MAPA -MT

Foto: Willian Gomes / Secomm UFMT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e nesse sentido a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prestigiou nesta sexta-feira (26) a solenidade de posse do novo Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária no Estado de Mato Grosso, Leny Rosa Filho. 

Representando o reitor da UFMT,  o diretor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) Ismael de Barros, destacou a importância da aproximação entre academia, mercado e demais instituições. “E um Ministério muito importante para a área, e a UFMT sempre presente em diversos eventos da Agropecuária de forma geral. E um momento de mostrarmos apoio ao órgão para que essa relação academia e mercado possam ajudar ainda mais o desenvolvimento regional”, destacou.

Presente na solenidade, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, falou sobre o momento político do setor e a relevância do MAPA. “ Buscamos a descentralização das atividades. Sabemos das dificuldades de pessoal e demais, mas temos um governo que tem buscado essa reparação, como o concurso público unificado. Parabenizo todos os servidores públicos que não deixaram de exercer suas atividades mesmo nesse antigo cenário” enfatizou, destacando assuntos como abertura de novas relações comerciais e novos mercados.

O novo Superintendente, e egresso do curso de Medicina Veterinária da UFMT, Leny Rosa Filho evidenciou o momento de sua trajetória proissional. “Momento importante para minha carreira, pois atuo a 23 anos como servidor de carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuária. O diálogo com a Universidade estará cada vez mais presente, e recentemente já estivemos reunidos com o reitor para tratar de parcerias para transferência de recursos”, destacou falando da missão da continuidade dos trabalhos já realizados.

Universidade e formação profissional 

Dentre os que prestigiaram a solenidade também estava o egresso da UFMT do Curso de Agronomia, Omar Roberto da Silveira, atual Auditor Fiscal Federal Agropecuário. “Fiz a graduação (1993), mestrado (2001) e doutorado (2023) na UFMT. Vejo que as Instituições Federais têm a excelente premissa de preparar os profissionais para as demandas da sociedade” destacou, agradecendo a instituição e esse diálogo que ajudou a chegar na chefia da Regional do MAPA no município de Sorriso. 

O docente ainda destacou as iniciativas do FAZZ em todo Estado. “Temos diversos projetos voltados para a pequena e ampla Agricultura. Um deles trata de um mapeamento de áreas Úmidas do Vale do Guaporé e Vale do Araguaia. Uma ação ampla que ajudará a entender como essas regiões apresentam comportamentos do Solos e outros aspectos com foco no uso mais inteligente em ações futuras”, disse.

O evento aconteceu no auditório da SFA do MAPA em Várzea Grande. Também participaram do dispositivo solene diretor técnico do Idea MT, Renan Tomazeli, pretendente do Conselho Regional de Medicina Veterinária  de Mato Grosso Aruaque Lotufo Ferraz de Oliveira.

A diretora administrativa, financeira e fiscalizadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, a Deputada Federal, coronel Rubia Fernanda Diniz Robson Santos De Siqueira. Representando o Deputado Estadual Lúdio Cabral, Helber  Jordão e o Deputado Estadual Wilson Santos.

 
Sitevip Internet