Sexta-feira, 1 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cultura

Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reúne mais de 2 mil pessoas

Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reúne mais de 2 mil pessoas

Foto: Assessoria

O Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reuniu mais de 2 mil pessoas no último sábado (25.11), no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. O evento foi uma comemoração aos 50 anos do hip hop no mundo e, também, uma alusão ao mês da consciência negra.

Vale lembrar que o Hip Hop é um movimento criado por jovens negros e latino-americanos nos Estados Unidos, nos anos 1970, e conta com quatro elementos principais:  o rap, o breaking, o grafite e os DJ’s. 

No Festival Realize-se, todos os elementos fizeram parte da extensa programação. “Nós tivemos rappers aqui de Mato Grosso que são essenciais para a cultura hip hop, como Conduta do Gueto, DJ Taba e Doctor P.A., música soul com Henrique Maluf e Anselmo Parabá, bem como atrações nacionais com nomes como KL Jay, DJ do Racionais MC’s e o Fábio Brazza. Também contamos com campeonato de breaking, batalha de rima, basquete e grafite. Foi um evento lindo, bem organizado e pensado para a sociedade cuiabana, que pode prestigiar uma super estrutura e, o melhor, de graça”, destacou o presidente do Instituto Realize, P. Brother. 

Além do entretenimento e dos esportes citados, o Festival Realize-se contou ainda com flash tatto, cortes de cabelo e uma roda de conversa com o tema “Consciência Negra e Hip Hop - 50 anos de lutas”, que foi composta pela presidente da Academia Mato-grossense de Letras e escritora Luciene Carvalho, a cantora Pacha Ana e os rappers Mano Raul, Linha Dura e Dj Spinha. 

“A roda de conversa foi um dos pontos altos do evento, que teve essa proposta, como o prórpio nome diz: ser um espaço de cultura urbana integrada. Tivemos a circulação de mais de 2 mil pessoas, dentre elas crianças, jovens e adultos, mostrando que a população local precisa de mais eventos desta natureza. Tivemos competições acirradas, público empolgado, uma excelente estrutura segundo os próprios rappers e também quem por lá esteve. Estamos felizes com os frutos colhidos e Cuiabá pode esperar um próximo festival ainda melhor”, completou um dos idealizadores do evento e também do Instituto Realize, Henrique Maluf. 

Mais informações – O Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” foi realizado pela Associação Mato-grossense de Cultura – AMC, contou com o apoio institucional do Instituto Realize, e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e Assembleia Legislativa. Mais informações sobre o evento podem ser vistas no instagram www.instagram.com/institutorealizemt.
 
Sitevip Internet