Artigos

Benedito Figueiredo Junior | Postado em 07.01.2020 às 12:37h
Benedito Figueiredo Junior

Fiz lipo e engordei tudo de novo e agora?

 

Muitas pacientes chegam ao consultório reclamando que após 01 ano da realização da cirurgia de lipoaspiração “a gordura voltou” na barriga e nos flancos.

Vamos esclarecer as coisas. A gordura que foi retirada do seu corpo não retorna. O que acontece é que algumas pessoas não fazem dieta e nem praticam exercícios físicos e dessa forma as células de gordura que ficaram no corpo, visto que em uma lipo, não são todas retiradas, incham e então a paciente tem a impressão que a “gordura voltou”, é o que chamamos de hipertrofia.

Só temos 2 únicas formas de aumentar qualquer parte do corpo pelo  aumento no número de células de gordura: na infância e na adolescência, chamada hiperplasia e pelo aumento da célula de tamanho que acontece quando engordamos enquanto adultos, a hipertrofia.

Portanto, no adulto o principal mecanismo de engordar é aumentar o tamanho de cada célula que existe.

Quando fazemos uma lipoaspiração, retiramos grande parte das células de gordura, algumas poucas permanecem. Se essa paciente não se cuidar evitando a ingestão de ‘besteiras’ como doces, bolachas, hambúrgueres, refrigerantes e carboidratos em excesso, as células que restaram no organismo vão aumentar de tamanho e aí o paciente engorda e a opção é fazer dieta e exercícios físicos ou esperar pelo menos 6 meses para fazer uma nova lipo, tempo para que o edema seja reabsorvido pelo organismo.

Concluindo, as áreas não mexidas tendem sim a engordar mais após uma lipoaspiração do que áreas aspiradas, mas áreas operadas também podem aumentar. Por isso a manutenção com bom estilo de vida é essencial pra quem pensa em remodelar o corpo.

Mas o certo é mesmo passar por uma avaliação médica do cirurgião que fez o procedimento para a definição do tempo certo.

De qualquer forma o ideal para não se submeter novamente a uma lipo é procurar fazer atividades físicas e manter uma dieta equilibrada.