Artigos

Dino Gueno | Postado em 10.06.2019 às 10:07h
Dino Gueno

Responda honestamente: você já estranhou alguém desse jeito?

Segunda, último dia em Londres e lembrei de uma pessoa que AMA essa cidade. Sabe aquelas pessoas que no primeiro contato você só consegue enxergar as diferenças e causam uma reação de estranhamento, afastamento?

Com a Débora foi assim. Vou te contar brevemente sobre nosso desencontro e encontro, porque hoje eu liberei uma aula exclusiva com ela neste link que atualmente é diretora de marketing de um dos maiores varejos brasileiros.

Hoje somos bons amigos, mas aquele primeiro encontro com a Debora foi quase um choque. Eu achei ela dura demais, objetiva demais e, confesso, um pouco sem paciência comigo. Resumindo, uma chata.

Com o tempo percebi que somos muito mais parecidos que diferentes e ela me ajudou e me ensinou muito. E continua ajudando e ensinando.

Como competir com o maior varejo do Brasil?

Nos conhecemos na então sede da Ricardo Eletro em Belo Horizonte, por volta de 2010, quando as Casas Bahia iniciaram a expansão para os Estados onde a City Lar atuava. Eu, então gerente de marketing e ela também.

A gente sabia que a concorrência ia ficar feia, afinal a Casas Bahia era (e continua sendo) o gigante do setor, um dos maiores anunciantes do Brasil com um poder muito maior de compra e negociação com fornecedores - o que, no varejo, é uma das grandes forças de competição.

Quem compra bem, vende bem. Quem compra mal, vende mal.

Na sequência da associação da City Lar com a Máquina de Vendas (holding formada pela Ricardo Eletro e Insinuante), e da incorporação da Salfer e da Eletroshopping ao grupo, eu passei um tempo expressivo em São Paulo, respondendo pela gestão de marketing da rede.

Tá, mas... e você com isso?

Antes de vir para o Reino Unido, eu  encontrei a Débora em São Paulo e a convidei para compartilhar o que ela recomendaria a qualquer negócio. A ideia era uma entrevista rápida, mas a parada virou uma AULA. E uma aula “daquelas”.

Então resolvi compartilhar essa aula com você aqui. Espero que goste tanto quanto eu gostei. E se quiser compartilhar essa aula com alguém, fique a vontade, é só encaminhar esse e-mail ou o link abaixo, fechado?

Um abração e lembre-se de nunca ficar na primeira impressão, tá?

Com carinho,

 

Dino

 

Dino Gueno Consultoria