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Dino Gueno | Postado em 26.06.2019 às 12:05h
Dino Gueno

Qual a reputação que você e sua empresa estão construindo hoje?

Oi, tudo bem?

Já parou para avaliar a reputação da sua marca? Reputação é o que os clientes falam sobre sua empresa!

Baixas vendas podem ser sinal de uma reputação ruim, construída por uma operação desastrosa ao longo do tempo, por lideranças que não trabalharam para garantir a excelência na entrega do que é importante para seus clientes. Do efeito cumulativo da diferença entre o que se promete e o que se entrega em um negócio.

E esse é exatamente o tema do vídeo que eu acabei de publicar, que você pode assistir clicando aqui.

O novo e potencial boca-a-boca

Se o efeito boca-a-boca sempre foi importante na construção de marcas de confiança, com os meios digitais ganhou uma escala muito maior e mais rápida. E não estou falando apenas das redes sociais, mas também em sites especializados, como o Trip Advisor, Reclame Aqui, e também espaços de avaliação no Google e Facebook.

Consumidores tem mais voz que em qualquer outro tempo e confiamos cada vez mais na opinião de quem não conhecemos, tomando decisões de consumo baseada e avaliações externas e também nas nossas próprias experiências.

Isso aumenta nossa responsabilidade em entregar mais e melhor aos clientes e persegui sua satisfação, afinal só ela gera recompra, indicação e, obviamente, constrói uma boa reputação.

Promessa versus entrega

Aliás, reputação tem a ver com entrega, com a realidade, com tudo aquilo que acontece em todas as atividades de uma empresa na sua operação. E não na promessa, na publicidade.

Sim, uma boa estratégia de comunicação é muito importante e tem o poder de ajudar a melhorar a reputação, mas sem uma entrega de excelência na operação, no dia-a-dia, toda promessa se desfaz no ar. Como ensina Porter, a operação almoça a estratégia!

O que você, como líder, pode fazer hoje para melhorar a reputação do seu negócio?